top of page
IMG_4484.webp

RFI

“Contágios”, contos e crónicas da pandemia

"Foi lançado este mês de Abril o livro “Contágios”, contos e crónicas escritos durante a pandemia. 65 autores de quatro países de expressão portuguesa e respectivas diásporas participam na obra, que é o resultado do projecto online "Mapas do Confinamento", nascido há um ano, pelas mãos de Gabriela Ruivo e Nuno Gomes Garcia."

Screenshot 2022-04-13 at 13.30.03.png

LUSO JORNAL

65 AUTORES LUSÓFONOS REUNIDOS EM “CONTÁGIOS” – UM LIVRO QUE NASCEU DO PROJETO “MAPAS DO CONFINAMENTO”

contagios.jpeg

AVEIRO MAG

Visgarolho lança coletânea de contos e crónicas sobre a pandemia

 

editora aveirense Visgarolho prepara-se para lançar um novo livro. Trata-se de uma coletânea de contos e crónicas que têm como tema comum a pandemia e estará disponível nas livrarias a 8 de abril.

IMG_2980.jpeg

PLATAFORMA MACAU

A Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim quer combater a falta de conhecimento entre a cultura chinesa e portuguesa. Foi por isso que aderiu ao Mapas do Confinamento – que agrega e difunde artistas lusófonos.

001_Caligem_ManuelaVaz.jpg

PLATAFORMA MACAU

Entrevista

Há um ano, os escritores portugueses a viver fora do país Gabriela Ruivo Trindade e Nuno Gomes Garcia lançavam Mapas de Confinamento. O projeto juntou cerca de 110 artistas lusófonos (...)

21728996_342620989527668_308928124193541

RTP ÁFRICA

Programa

CAUSA E EFEITO

Gabriela Ruivo Trindade, Nuno Gomes Garcia e Emílio Tavares Lima em entrevista ao programa Causa e Efeito.

808x454_cmsv2_d0033891-b4dc-551e-812f-3b

EURONEWS

Mapas do Confinamento - Artistas e autores lusófonos unem-se em projeto

O projeto tem já a colaboração de cerca de 110 autores e artistas de todos os países lusófonos e das diásporas. Mapas do Confinamento é também uma revista (por enquanto apenas em formato digital) e, possivelmente, num futuro próximo, um ou mais livros.

Nuno-Gomes-Garcia.jpeg

LUSOJORNAL

Mapas do Confinamento traduzido para chinês e publicado em livro

"O projeto Mapas do Confinamento, que começou como uma página de Internet para recolher testemunhos de artistas lusófonos sobre a pandemia covid-19, vai ser traduzido para chinês e publicado em livro, revelaram os cofundadores."

Screenshot 2022-03-06 at 14.43.22.png

SAÚDE MAIS TV

Mapas do Confinamento traduzido para chinês e publicado em livro

"O projeto Mapas do Confinamento, que começou como uma página de Internet para recolher testemunhos de artistas lusófonos sobre a pandemia covid-19, vai ser traduzido para chinês e publicado em livro, revelaram os cofundadores."

frankie-770x470-s0lq.jpeg

JORNAL DE LEIRIA

Autores de Leiria juntam-se a Rui Zink, Maria Teresa Horta e Afonso Cruz nos Mapas do Confinamento

Colaborações de vários países para uma cartografia do confinamento através da cultura e da arte

kimberly-farmer-lUaaKCUANVI-unsplash.jpe

NOTÍCIAS EM PORTUGUÊS

Coletivo de artistas falantes de português traça a cartografia do confinamento.

fundação_calouste_gulbenkian.jpeg

JORNAL ECONÓMICO

‘Site’ Mapas do Confinamento vai crescer com mesas redondas virtuais

A “ideia é reunir participantes do projeto numa conversa, que terá de ser virtual, não só por causa da situação da pandemia, mas porque vivemos cada um no seu continente”, disse à agência Lusa a escritora Gabriela Ruivo Trindade, atualmente radicada no Reino Unido.

default_noticias.png

RTP NOTÍCIAS

Site Mapas do Confinamento vai crescer com mesas redondas virtuais

O alargamento do projeto, possibilitado pelo apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, vai permitir dar a "conhecer melhor" os participantes e o respetivo trabalho em entrevistas, que serão transmitidas nas redes sociais. 

maps.png

MULTINEWS

Mapas do confinamento: Um projeto de Cultura sem fronteiras que é um ato de resistência

"Fevereiro deste ano. Gabriela Ruivo Trindade, escritora, a viver em Londres; Nuno Gomes Garcia, escritor, a viver em Paris. A pandemia a minar ideias, a isolar pessoas, a afastá-las, a deixar a Cultura perdida."

1_CF6mWiDb7NEbIT9x6b5Rvw.png

REVISTA CALIBAN

Um projeto trilingue que une os falantes de português com o intuito de desenhar uma cartografia do confinamento através da arte e da cultura.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé, Timor Leste e Diásporas de expressão portuguesa — Bélgica, França, Países Baixos, Reino Unido...

mapas confinamento.webp

RFI

Mapas do Confinamento, cartografia literária da pandemia no mundo lusófono.

"Acaba de nascer o projecto Mapas do Confinamento, uma plataforma online que visa construir uma cartografia literária do confinamento e da pandemia no mundo lusófono" (...)

16882433-1541x1080.jpeg

VISÃO

Covid-19: Cem artistas lusófonos vão traçar Mapas do Confinamento

"Cerca de 100 artistas lusófonos, como escritores, fotógrafos ou ilustradores, aceitaram contribuir para os Mapas do Confinamento, uma página de Internet lançada por dois autores portugueses residentes no estrangeiro que pretende servir de memória futura sobre a covid-19 (...)"

covid-19-fechados.png

JORNAL ECONÓMICO

Cem artistas lusófonos vão traçar Mapas do Confinamento

Gabriela Ruivo Trindade disse à agência Lusa que este projeto poderá ajudar a perceber “de que forma, material e imaterial, objetiva e subjetiva, a pandemia afetou e afeta a criação dos vários artistas envolvidos, e como isso transparece na sua própria criação”.

image.jpeg

JN

Covid-19: Cem artistas lusófonos vão traçar Mapas do Confinamento

"Foi das frequentes conversas à distância, por telefone, que Trindade e Nuno Gomes Garcia, residentes em Londres e Paris, respetivamente, que surgiu a ideia de reunir testemunhos em língua portuguesa sobre a experiência da pandemia."

1140-ss-01-book-best-libraries-esp.imgca

RTP NOTÍCIAS

Cem artistas lusófonos vão traçar Mapas do Confinamento 

"Os portugueses Afonso Cruz, Ana Luísa Amaral, Ana Cristina Silva e Rui Zink, os brasileiros Nara Vidal, João Anzanello Carrascoza, Ronaldo Cagiano, Marcela Dantés, os angolanos Ondjaki e Lopito Feijóo, os moçambicanos Hirondina Joshua e Mélio Tinga e o guineense Emílio Tavares Lima são alguns dos contribuidores."

CPLP.jpeg

A NAÇÃO

Lusofonia:  Artistas traçam Mapas do Confinamento 

"Os dois perceberam que, mesmo estando a viver em países com realidades e abordagens diferentes, as palavras usadas eram idênticas para escrever sentimentos sobre confinamentos sucessivos, isolamento ou preocupações com a desigualdade e a pobreza."

CPLP-800x450-1.jpeg

PLATAFORMA

Cem artistas lusófonos vão traçar Mapas do Confinamento 

"Foi durante essas conversas que nos perguntámos como seria nos outros países que falam português. Se, apesar das realidades totalmente distintas onde vivemos, um lusófono que vive na Europa utilizaria as mesmas palavras que um lusófono a viver no Brasil, em Angola ou em Moçambique (...)”

portugueses.jpeg

BOM DIA SUÍÇA

Portugueses de Paris e Londres lançam Mapas do Confinamento

A página pretende “criar uma plataforma de união entre vários artistas de língua portuguesa, ou ligados à língua portuguesa”, mobilizando escritores, poetas, ilustradores, artistas plásticos, fotógrafos ou atores, e “superar os obstáculos causados pela pandemia à criação artística”.

computador1_credito_marcos_santos_usp_im

​ÁFRICA 21 DIGITAL

Cem artistas lusófonos vão traçar Mapas do Confinamento

O projeto pretende também ser um “ato de resistência” ao expor a “realidade já de si catastrófica” de falta de apoios à cultura que os respetivos profissionais sentiram nos últimos meses. 

16882433-1541x1080.jpeg

CM CANADÁ

Covid-19: Cem artistas lusófonos vão traçar Mapas do Confinamento

A página foi lançada este mês, coincidindo com o primeiro aniversário da pandemia da covid-19, declarada oficialmente pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020.

images_cms-image-000029458.jpeg

VER ANGOLA

Cem artistas lusófonos, entre os quais os angolanos Ondjaki e Lopito Feijóo, vão traçar Mapas do Confinamento

A rede de colaboradores estende-se ao Reino Unido, França  e Holanda, onde estão vários dos tradutores, já que o site também terá versões dos textos em inglês e francês.

Nuno-Gomes-Garcia-2021-i.jpeg

LUSO JORNAL

NUNO GOMES GARCIA E GABRIELA RUIVO TRINDADE JUNTAM CEM ARTISTAS LUSÓFONOS NOS MAPAS DO CONFINAMENTO

Gabriela Ruivo Trindade vive em Londres, onde dirige a livraria online Miúda Books, dedicada à literatura infantil de língua portuguesa, e Nuno Gomes Garcia, finalista do Prémio LeYa em 2014, publicou este ano o romance “Zalatune”, encontrando-se a trabalhar na capital francesa como consultor editorial e onde é colaborador do LusoJornal.

bottom of page